domingo, 9 de janeiro de 2011

Louca é a mãe.

-Boa tarde, Tuco

-Boa tarde, Giuliana

Um silêncio abissal se faz no recinto. Olho pro Tuco com cara de paisagem morta (mais morta que paisagem)

-A Lulu não tem consulta pra daqui 15 dias? O que aconteceu pra você ligar hoje marcando hora? A secretária disse que era urgente…

-Sim, e é. Lulu tá com um negocinho no tornozelo que tá coçando pacas…

-O que é?

-Uma bolinha vermelha

-Faz tempo? Desde quando?

- Faz. Desde ontem

-E ela tá irritada, com febre ou chorando muito?

-Não, só coçando mesmo

-Ok, Vamos ver…

Silêncio abissal parte 2. Olho pra ele com cara de pintura impressionista.

-Giuliana, isso é uma picada de pernilongo!

-Huum. Mas tá coçando pacas, coitada.

-É, picadas de pernilongo coçam pacas por 1 ou 2 dias e depois PASSA. Você nunca foi picada por um?

-Que eu me lembre….

Silêncio abissal parte 3- Olho pro Tuco com sorriso de Monalisa

-Só isso, Giuliana?

-Aham. Só.

-Certeza que é só isso? Você ligou pra adiantar a consulta em 15 dias pra isso? Não tem mais nada? Ele não teve febre, não vomitou sangue, não convulsionou em nenhum momento?

-Nope.

-Então tchau, até dia 14.

-Pera, Tuco. Eu não ia falar nada, mas vou falar. Já que o senhor tá insistindo tanto, o negós é o seguinte: essa menina tá me pondo louca. Ela resolveu que não dorme nunca mais nessa vida. Nem de dia nem de noite, nem deitada nem em pé, nem no carro nem no ônibus. Socorro Tuco, eu não aguento mais! A vida num tem sido fácia pra mim, sabe? Esse lance de não dormir traz prejuízos cognitivos e motores e eu tô derrubando tudo pela casa e posso causar acidentes assustadores e minha saúde física também está bem prejudicada pela privação de sono; emagreci 5kg só esse mês e o senhor deve estar pensando aí no seu íntimo, 'hum mas isso até que foi bom’; mas não, não foi bom coisa nenhuma, fiquei flácida. E minha memória? Nossa, minha memória tá péssima. Fui no médico outro dia pra dizer que tava com problemas pra lembrar coisas e esqueci de dizer isso pra ele. Juro. Tô tendo uns lapsos, uns apagões, umas confusões mentais…carro. Fechei o carro? Então acho que tô perdendo…perdendo o quê? Tuco, qual era o assunto mesmo? Ahh…

-Giuliana, o que você quer de mim?

Respiro aliviada e um sorriso maroto se desenha em meu rosto

-Ah, ainda bem que tocou nesse assunto,Tuco. O que eu quero?Adivinhe você, meu queridão.

-Tá, senta lá Giuliana. Eu vou receitar o calmante, mas não porque você me pediu, que fique bem claro. Vou receitar, porque pelo que você me contou, ela está apresentando episódios de terror noturno, agitação excessiva e insônia das bravas. Mas mesmo assim, vou dar uma ligadinha pro seu marido pra conferir se é isso mesmo.

Eu com ar blasé: -Aham, óquei. Fique a vonts.

Saí de lá com a receita na mão. Passei na farmácia, comprei e deixei em lugar de destaque na pia da cozinha.Tipo um pedestal. Sei lá, saber que o tal remédio tá ali num altarzinho olhando por nós amém, me deixa mais tranquila.

Cai a noite.

Marido: -Você já deu o remédio?

-Eu? Eu não. Não vou dar…

-O quê? Como assim?

-É, ce leu a bula? Jogou no Google? Deus me livre dar calmante pra minha filha. Não sou louca.

-Ah é? Ok.

Silêncio de umas 2h e marido aparece fazendo a dancinha da vitória e diz:

-Olha, daqui mais ou menos 1 h ela vai estar dormindo feito um anjo. Acredite!

-Ué, porque se eu não dei o remédio?

- Porque EU dei o remédio!Rá!

-O QUÊ? Você tá louco? Quer me matar do coração? Como você teve coragem de dar um veneno desse pra nossa filha? Que tipo de pai você é? Pelo amor de Deus, cadê o telefone do Tuco? Vou ligar pra ele dizendo a insanidade que você cometeu. Vamos pro hospital fazer lavagem. Vai, entra no carro.

Enquanto arrumo as coisas, ligo pro Tuco:

-Seu maluco, você sabe o que meu marido deu pra Lulu? Pois é. O que você pretende, Tuco? Destruir nossa famíla? Quer matar minha criança? É isso? Isso que você receitou é veneno. Ve-ne-no. Pode até matar, sabia? Vou te denunciar no Conselho Regional de Medicina. E também vou espalhar pra todos seus pacientes que você é um assassino em potencial. Tchau. E não me ligue de volta. Nossa história acabou, entendeu? Acabou. Vê se me esquece. Fim.

Marido: -Peraí, deixa tentar entender: você foi lá, pagou uma consulta particular, fora dos planos, pra pedir calmante pra ela, certo? Comprou o remédio, não quis dar e quando eu dei, você surtou e ainda ligou pra xingar o médico? Que tipo de louca você é?

Eu chorando litros: -… ah sei lá, talvez eu tivesse precisando desabafar. Ou pela segurança de ver o vidro de calmante ali, ao meu alcance, e caaaaso precisasse muito dar, eu daria.

-Giuliana, ela tá acordada praticamente há 48h. Se isso nao é caaaaso de dar o remédio prescrito por um médico, então o louco sou eu. E outra, se quisesse desabafar, sentasse no banco da praça e desabafasse com o dono de algum cachorro cagão. Não precisava pagar essa fortuna.

-Tá marido, então fica combinado assim, você dá o remédio pra ela sem eu saber, tá? (Oi?)

Ok, 4 dias se passaram e nada da Loo dormir.

-Marido, você tá dando o remédio direitinho?

-Estou sim.

-Mas não tá funcionando?

-Não, né? Ce tá vendo ela dormir em algum momento?

-Cadê o telefone do Tuco? Alou Tuco, essa merd@ de remédio não funciona. Que porcaria é essa, hein? Placebo?Água com açúcar surtiria mais efeito, além de ser infinitamente mais barato. E além disso…

Alô, Tuco?

Tucooo?

Tu tu tu tu….



Ps: Ainda não descobri que tipo de louca eu sou. Se alguém tiver uma pista me avise, ok? Obrigada, a gerência (do hospício)

39 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

Caramba, acabei de escrever que gosto de saber que continuas no twitter, mas teu caso tá periclitante, Giuliana!!!

Vê aí um centro espírita, um floral, uma homeopatia, uma mamadeira reforçada, um chá de maracujá... Tá ficando perigoso de verdade!!!

Ou troca de TUCO!!! E tira uma noite que seja pra dormir e deixa o marido cuidar dela na noite de sábado que não tem desculpa de chegar cedo no serviço!!! - Mas aí não entra no twitter, desliga o pc da tomada!

Beijo!
Ingrid

@ecologista1 disse...

Giu queridaaaa, no credo. Me diz q isso é um conto de ficção? Ri mto c/ a mordida do pernilongo...marinheira de primeira viagem é isso.rs
Vou te mandar uma DM no TT, ok?

sueli disse...

kkkkkkkkk. Menina... você está extrapolando.
Já já a Lulu fica sem pediatra e sem Mãe (tinternem) .rs
A falta de sono prá ela faz muito bem. Tá cada dia mais linda, mais esperta, mais faladeira, mais graciosa. etc
Ái; será que se eu ficar sem dormir, corro o risco de ficar bela e fagueira q nem sua Lulu? ahahaha (xuquiétarde)
Mas a idéia de vc deixar o papis de plantão por uma noite, achei da hora. Relaxa e go.. ops, dooooorme
Beijos da number one

Marina Queiroz disse...

Giuliana
Lendo não dá pra acreditar. Ela não dorme mesmo?
Eu não consigo imaginar como você está vivendo minha amiga, rsrsrs.
Gostei da ideia de deixar ela com o papis. Tenta pra ver e tira uma soneca. BOm, vou pesquisar sobre o assunto também, pra ver se descubro algo novo e te ajudo. Minha filhota tá meio que agitada no sono da noite, mas dorme, e eu já to me vendo doida, imagina vc!
Beijocas e tenta manter a sanidade, rs

Marcia disse...

Hahahahaha, Oi Giuliana, tudo bem? Estou começando meu dia rindo muito do teu post, vc escreve muito bem.
Tem que cuidar da garota e de vc...

Abraços,
Marcia

Nanda disse...

Olá Giuliana!
Sigo você tem um tempinho e adooooogo!!!! Rí horrores com o post, mas tô preocupada com a história de sua Lulu não dormir, caramba!! Acho que eu ia ficar doida!! Acho que no seu caso já teria ido meeesmo no centro espírita, falando sério! Não teve uma vez que ela dormiu com um negócio natural?? Deixou de funcionar??
Beijos,
Fernanda

Fabiola disse...

Guiliana,
às vezes fico nervosa com seus post's.. acho que vou pedir uma receitinha pra mim tb.. vc tá de brincadeira, né??? Não consigo me imaginar 48 horas sem dormir!! cruz credo!!! :)
Bjs!

Ju disse...

Gente não acreditem em tuuuudo que escrevo. A parte do terror noturno e que ela ficou quase 48h sem dormir e verdade. A parte do pernilongo é mentira. Pela mor, viu... Ficção apimenta a relacão. Mas que to meio doidinha com isso ah isso to!

Mary disse...

Giu, não consigo imaginar o que é uma criança (e sua respectiva mom´s...) acordada 48 horas. A fofis é movida à energia nuclear???? (Duracell que me desculpe).
Sim, dê o calmante para ela sem culpa... se vc se sentir culpada em algum momento, faça terapia e supere...rs... mas dê o calmante. Nâo é saudável para ela nem para vc. Ou chame o batalhão de choque - mãe, vó, vô, cunhada, vizinha, moça do Yakult, qq um! - para ficar com a petita pro cê durmir um tiquinho... Bisous!

Fabi Coltri Galli disse...

Giu do céu, eu tô desesperada pq a Sofia não curte mais o cochilo da tarde, imagina 48hs!
E qdo ela capota ás 21, 21:30, eu penso em vcs sabia?
Tentando entender como pode uma pequena não dormir.
Tipo, parece q ela não curte, simples assim neh?
Enquanto isso, bota a mãe de doida!! Hehehehe

Loucura amiga.
Se cuida!
Estamos torcendo pra uma reviravolta aí tá?

Bjãooo

Dai Santos disse...

Trinkei de rir!!!
imagina vc pagar uma consulta p/ isso e depois não querer dar o remedio....kkkkkk
as vezes tenho dó do Dr. Tuco mais eu me divirto imaginando vc com ele viu.

Bjão

Anônimo disse...

48h no 220v??? Haja pique!
Ri muito... mas será q era p rir mesmo?
Eike desespero!

Jokas da Mi, Diiirce

Lia Makimoto disse...

rsrsrsrs nooossa a falta de sono ta te fazendo mal msm hein giu? Acho q vou te mandar via DM um pouquinho do sono do meu Pietro que dorme de manha de tarde e de noite, e dorme a noite inteira das 9:30 as 8:00 da manha rsrsrsrs.

Ah e ele só tem 9 meses =D

bjs

Ana disse...

Meu Deus do céu, isso é muito desesperador (confesso que tbém morri de rir do post, pq vc é boa demais contando os casos)Mas Ju isso não é normal né, será que não é o caso de procurar um outro médico, tentar algum tratamento mesmo...nossa no seu lugar eu estaria muito, muito deseperada. Bjos

Priscilla Perlatti disse...

Ju, sei o que vc passa pq já passei por isso tb. Minha caçula só foi dormir mesmo depois do primeiro aniversário.
Também não sabia o que fazer, andava meio desconectada... Os meses foram se passando e as horas de sono aumentando. Acho um luxo quem pode dormir sem interrupções.
Bjs
Priscilla
mae-de-duas.blogspot.com

Melissa Rocha disse...

Hahahaha!!! Me identifiquei (calma...só em algumas partes...rsrsrs...tipo as coisas caindo direto das mãos, a memória fraca e perdida...e eu ainda vivo caindo na escada) com o seu desespero. Sou mãe de trigemeos de 8 meses e tem um que me deixa louca: agitado durante o dia, dorme picado a noite inteira, terrível. O pediatra também me receitou um calmante....eu tb não dei, só fiquei olhando para ele. Estou dando homeopatia, acredita que ele está mais calmo, vale tentar.
Bjs - Melissa - http://nossostrigemeos.blogspot.com/

Carol Passuello disse...

Acabei de ser avisada desse post, pois publiquei um com o mesmo título, e vim aqui conferir! Quer saber, a gente é tudo doida mesmo! Passei 3 semanas querendo a volta da escolinha, e agora que reabriu, meu dia ficou vazio. Interna já!!

Ju disse...

AI CAROL, juro que nao roubei de vc o título. Não tinha visto, ok? Não sou plagiadora SOCORRRRROOOOOOOOOOOOOOOOO.

Carol Passuello disse...

Ju, fui eu quem não roubou!!! Tu postou antes! Só vim ver porque és louca também! Tô doidinha!!!!!!!!!

Rafaella disse...

Cara eu ri muitoooo!!Desculpa mas nao tem como...mas viu...serio...procura o tal instituto do sono...vi um programa no discovery de uma crianca que nao dormia ha anos(nao exatamanete o tempo todo neeeh!!).....ela me lembrou de vcs na hora!
Pensa nisso!
E sim...somos todas loucas...maes, esposas, filhas e loucas!!!!
bjks

Ana Maura disse...

Vc é ÓTIMA!!! Amo o seu blog!

Carla Almeida disse...

Oi Ju, sou super fã do seu blog e o conheci atraves do programa Happy Hour. Moro nos Estados Unidos e tenho um filho de 1 ano de que tbm nao dorme. Desde quando soube que estava grávida, que nao sei mais o que é dormir uma noite completa de sono, pois durante minha gravidez tive insonia e fora isso tbm tinha os desconfortos que a propria gravidez tras...e tenho certeza que vc conhece bem. Ele acorda umas 5 vezes durante a noite, faço uma ginastica de levanta e deita...esse negocio de ficar dormindo e acordado é pior do que se ficasse logo acordada de vez. Bem meu filho Helio nao dorme de jeito nenhum ele ate da uns cochilinhos de 10 minutos mas isso só acontece pq ele desmaia de tanto cansaço. Nao sei mais o que fazer ja tentei de tudo, estou exausta! Espero descobrir uma maneira de fazer ele dormir e quando eu descobrir eu te conto...se caso vc descubra antes de mim, por favor me avise...rs
Bjos!

Daniella disse...

Ai, ai, todo dia, passo no blog para ver se tem post novo, para eu me acabar de rir. Sim, porque apesar de a falta de sono da Lulu ser um drama, você escrevendo é muito comédia. ADORO!

Thaty disse...

Eu adoro seus posts! E não sei como você ainda consegue ter tanto bom humor, porque Alice dorme picado a madrugada inteira e se eu não durmo depois fico rosnando o dia inteiro! rs Mas e aí, alguma solução pra Lulu dormir? (que não seja dar uma paulada na cabeça dela, que nem desenho animado...rs)
Beijos!
Thaty

Mary disse...

Ju, seus posts são ótimos! Eu morro de rir! Mas pense que logo logo essa pequena vai entrar na adolescência, vai querer dormir até as 14h, vai reclamar qdo vc acordá-la pq é hora do almoço e ainda vai fugir correndo do seu colinho!
Então, aproveite! ;-)

Mamãe do Otávio disse...

Olá Ju, mto prazer,te sigo a alguns dias, adorei teus posts, tive q ler pro namorido. rimos!
mas é assim mesmo...
tive uma prima q quando nasceu chorou 30 dias e 30 noites sem parar... (minha mãe disse q tiveram q aguentar, n teve jeito mesmo =S)
pelo menos a Lulu n dorme, mas tbm n chora neh! pensa o desespero! rs
olha, como n acompanho a mto tempo o blog vou te pedir, vcs fazem alguma atividade física? será q se ela tivesse contato com "água" tipo piscina, tipo natação... tipo ela cançar mto mto n dormiria?
tu escreve mto bem! escreva um livro, ja q tu tbm n dorme! rs... vai ganhar mto $$$ aproveita e escreve mais do q um!
mas falando sério, talvez exercício resolva! ou reze, reze mto! leva ela pra um padre q tenha fé, vcs tbm devem ter fé!
sabe, é chato falar, mas pode ser mau olhado...
sabe como são essas coisas... sabe inveja...!?
nem todo mundo ama como diz q ama, nem todo mundo gosta como diz q gosta!
vale tudo pra q teu anjinho melhore!
beijos,
Tami!

Anônimo disse...

adoro seus causos! acho que ficar sem dormir te deixa ainda mais talentosa : )

Desconstruindo a Mãe disse...

Guriazinha,

Lembrei duma coisa que acontecia com o Caio e que podia interferir no sono e no humor: refluxo!

Ele não chegava a devolver o que mamava ou comia, mas ainda hoje acorda furioso, porque é faminto, mas estamos investigando até que ponto a suco gástrico não interfere, dando queimação no esôfago e atrapalhando o repouso.

O pediatra do Caio me pediu pra verificar issso, com ultrassom fica bem mais simples, mas um refluxo leve nem sempre aparece.

Beijo, espero que 3 dias sem post signifiquem sono profundo!!!

Ingrid

Andrea disse...

Giuliana,
simplesmente adoro teus textos.
E sei bem o que são noites, dias, meses com uma criança que não dorme. E um blog como o teu pode até não ter a intenção, mas ajuda muito a quem passa pelo mesmo problema, a conseguir forças para continuar em frente. Te admiro muito. Bjs!!!

Ju disse...

Andréa que comentário fowfo! Amei. Bom saber que minha loucura ajuda outras loucas, OPS, outras mães! Tanks you! Beijos

Naiara Krauspenhar disse...

Sempre me divirto horrores por aqui... rs
Não que sua desgraça me divirta (tá diverte, e daí), mas você é cômicaaaaaa.
Adoooooro seu blog, adoooro seus post.
BJoooo

Luciana disse...

hahaha! Ri horrores do jeito que vc escreve! Mas vem cá: ela não dorme MESMO???? Porque o Nic aqui tb passou 7 meses acordando a cada 2 horas TODA noite (ele tem 2a3m agora). Tentei de tudo: medico alopata, homeopata, naturopata e NADA. Acordava, sentava na cama e chorava. Dai começava a pedir leite, agua, suco, carrinho, urso, trator, sabe? o que viesse à cabeça dele. E chorava muito por que nem sempre eu dava essas coisas. Dai dormia, e duas horas depois, tudo de novo. Daí, comecei a pensar na rotina dele e vi que não estava bacana. Mudei TUDO (inclusive vou escrever um post sobre isso logo). Cortei tv de tarde/noite, adiantei a hora da soneca, de ir pra cama de noite, fiz um livrinho com a rotina dele e advinha: tem 1 SEMANA que ele dorme a noite TODA. Não tô brincando. Enfim, rotina interfere e muito. Não sei se seria o caso dela.

Beijos e parabens pelo blog!

Beta, a mãe disse...

Ai Ju nao sei mais como voce sobrevive! Outro dia me peguei pensando: "sera q Loo dormiu?". Aparentemente nao! Serio mesmo procura especialistas em sono. Meu sobrinho era assim, nuca ficou acordado mais de 12 hrs duma vez mas sempre dormiu picadinho de 2 em 2 horas. Os pais dele foram na super pediatra e parece q melhrou. Quem sabe a escolinha drena ela um pouco. Sugiro deixar no integral, assim dorme enquanto ela ta fora! Beijos e continuo yorcendo pra um dia ela finalmente se render a Morfeu!

Liliane Arend disse...

mto mto mto bom se blog parabéns!!!se der, depois me manda a receita de como conseguir ter algum humor depois de tantae noites insones!
bj

Anônimo disse...

Olha só, muito original o seu blog. Espero que a Lulu te deixe dormir esta noite.

Mulher e Mãe disse...

hahahahahahahahahahahaa
Desculpa rir, amiga, mas você é muito engraçada.
Amo seus textos, você sabe que sou sua fã!
Se você prometer e jurar juradinho não parar de escrever eu te dou um conselho que salvou minha vida com Eduardo: http://www.sono.org.br/
Eles tem atendimento gratuito, convênio...
Liga lá... Não custa. Quer dizer, custa o pulso da ligação. mas vale.
E corta os MMs - isso não tem parte com Deus
Você viu na prática 2 crianças normais virarem o Chuck encarnados.
Adoro seus textos.
Beijos
Calu

Diários do Papai disse...

Genial é pouco para elogiar esta crônica (ou seria "conto"? Ou seria "relato da vida real"?!): meus parabéns pelo ritmo e pela inventividade, muito bom mesmo! E, permita-me: que a Lulu continue insone para você continuar escrevendo situações tão interessantes como esta aqui! Ou você nunca ouviu falar em "há males que vêm pra bem"?! Um grande abraço e já te linquei!

Lisiê Piccolotto Aguiar disse...

olá Giuliana
mesmo nos momentos mais dramáticos,vc consegue ser muito engraçada !
parabéns,seu blog é muito legal !
e eu acha que a minha filha não dorme...acho que qdo a Lulu for pra escola,ela vai cansar mais e dormir !
melhoras pra vc !

Gisele Muller disse...

Amiga...desculpe, mas quase morri de tanto rir, vou espalhar seu blog no orkut, rsrsrs. As outras mamãe precisam ler isso, rsrsrsr
Bjssssss